Uma casa adorável, construída com amor e cumplicidade... um lar repleto de sonhos, carinho e afeto!

domingo, 7 de abril de 2013

Uma cozinha e muitas dúvidas...

Olá gente!... essa semana foi uma correria só por causa da obra que está andando rápido e tivemos que decidir várias coisas... uma delas é a cozinha!
A nossa cozinha tem pouca parede pra ser usada, já que de um lado vai ter o balcão que dá acesso a sala e do outro tem uma porta enorme de 1,30m e uma janela. Então só nos sobram 2 paredes para trabalhar em armários, fogão e geladeira. 

Essa é a parede que tem a porta e a janela... só dá pra aproveitar esse espaço pequeno embaixo da janela pra fazer um armário ou pia.


Essa é a vista da porta da cozinha para a sala.... outra parede que falta por causa do balcão... vamos fazer uma parte de armário embaixo do balcão. Aí só restam essa parede da esquerda, onde pensamos em colocar o fogão e pia e essa parede da direita, pensamos em colocar uns armários pra fechar a geladeira, porque fala sério... lateral de geladeira é um negocio muito feio de se ver!

Aí foram surgindo várias dúvidas, como a posição do balcão... achamos que deveria recuar ele um pouco para dentro da cozinha para não tomar espaço na circulação da sala, que também não é muito grande. Já resolvemos essa situação do balcão e mudamos de lugar. Aí o pedreiro deu a ideia de fazer uma parede de 60cm no começo dessa parede do lado direito pra tampar as laterais dos armário que vão desse lado e diminuir a largura do balcão pra ter um vão de 80cm pra gente entrar na cozinha. Isso também já foi feito.



Fiz um desenho da vista de cima da cozinha pra vocês entenderem:

Outra dúvida:
É quanto a separação do piso da sala que é um amadeirado, do piso da cozinha, que é o porcelanato polido bege. Dessa parede de 60cm pra direita será o amadeirado e queríamos revestir o lado externo do balcão com esse amadeirado, assim como a Alê fez no balcão dela:


Não sabemos se colocamos uma soleira entre os pisos pra separar na entrada da cozinha, ou se deixamos eles lado a lado.

Mais uma dúvida: 
Eu queria um balcão baixo, no mesmo nível da bancada da cozinha pra poder fazer esse acabamento da pedra em "L", como a Alê fez:
O porém é que meu noivo quer que o balcão fique alto, para usarmos banquetas e com isso, não daria pra fazer esse acabamento, tipo isso:
Ficaria esse desnível entre o balcão e a bancada do armário e não sei se fica legal fazer a lateral do balcão com a pedra em "L".

Mais uma dúvida:
Sobre a sapata, essa parte em pedra ou piso que vai na calçadinha que dá apoio ao armário:
Eu acho lindo, mas ouvi dizer que corre o risco de entrar umidade nesse espaço, entre a pedra ou piso e o armário e pode causar mofo ou até a entrada de bichos nojentos, como a barata, caso fique uma pequena abertura ou desnível entre a calçada e o nível do armário. O que vocês acham? Já ouviram falar algo sobre isso?

Mais uma dúvida (a última, prometo!):
O que é mais importante em uma cozinha: a cor dos armários!
Sempre pensei em usar uma tonalidade de madeira, tipo uma fórmica amadeirada. Tudo bem né?... só que não! Meu noivo querido (não posso falar mal dele porque ele lê o blog!) levantou a questão da cozinha ficar carregada e nós enjoarmos da textura da madeira futuramente!... acontece que nem imagino minha cozinha lisa, sem textura nenhuma! Mas, temos que tomar cuidado pra não carregar demais na textura de madeira porque vamos colocar o ladrilho em uma parede inteira da cozinha, onde vai a pia e o cooktop. É esse ladrilho da Ceusa:
Pensei então em escolher uma fórmica que combine com as tonalidades dele e que não seja tão rústica quanto a madeira de demolição, com os frisos muito grandes. Algo nessa tonalidade de madeira:


Ou mais claro, assim:


Ou essa madeira:

Ainda temos que pensar na cor da pedra: clara ou escura?
Como podem ver, estou cheia de dúvidas!
Minha cabeça está fundindo de tanto pensar!
Sem falar do medo de escolher algo que irei me arrepender depois, afinal, uma cozinha planejada é um investimento enorme né gente!

Aceito todos os tipos de opiniões!
Beijosss.



31 comentários:

  1. Oi! Esse acabamento do balcão com a pedra em "L" fica realmente lindo, mas particularmente eu ainda prefiro ele alto com as banquetas... Quanto a sapata, não sei de grandes detalhes sobre ela, mas se esses pontos que você expôs na verdade forem mitos, acho que vale a pena colocar, porque da um toque bacana. Sobre a cor dos armários, acho que colocaria bem claro, como nessa ultima imagem, para não ficar muito carregado. Mas acho importante também ver o que mais combina com o piso. Espero ter ajudado... Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Michele! Tudo bem? Acompanho seu blog desde que o descobri quando procurava "bay window" no google, rs
    Meu marido e eu, em breve, começaremos a construir nossa tão sonhada casinha!! Sobre o balcão, nós também teremos um e vai ser alto. Só que, atrás dele, colocaremos a pia. Já ouviu, viu ou pensou nessa idéia??? Eu vi num blog (http://querido-refugio.blogspot.com.br/2012/08/cozinha-com-ilha.html dentre outras postagens), mostrei pro meu marido e ela adorou a idéia! Acho a idéia genial pois você pode lavar a louça e ter uma visão ampla da sua casinha fofa (assim como na sua casa, na nossa o balcão e a pia vão fazer divisa da cozinha com a sala de jantar/estar) ao invés de ficar olhando pra parede e porque o balcão esconde a louça que ainda está suja!! rs Pensa nessa idéia! Uma tia do meu marido tem uma ilha assim, ele "testou" lavar a louça na pia dela e adorou a idéia de visão de grande parte da casa!
    Espero ter ajudado e não só plantado uma dúvida a mais na sua cabeça! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia falar justamente isso Dani!!! O balcão mais alto como seu marido quer Mi pra ficar legal tem de colocar algo no balcão mais baixo pra dar a ele um "motivo de existir" senão fica meio estranho!!! rsrsrs.........
      Então eu tbm ia te dar essa ideia de colocar a pia ou o fogão no balcão mais baixo.
      Senão acho melhor vc fazer ele baixo mesmo e fazer como uma mesa de jantar.
      Bjossssss

      Excluir
    2. verdade né Áurea!... mas já conversei com ele e nosso marceneiro e decidimos fazer ele baixo mesmo no nível da bancada dos armários!
      Muito obrigada pela sugestão Áurea e Dani!... eu amei as imagens que a Dani passou... são lindas!
      Beijos meninas!

      Excluir
  3. Oi Mi!
    Sua cozinha ficará linda!!!
    Você não gosta da pia na janela?
    Acho que você não precisa colocar soleira para separar os pisos, esse da Alê não teve soleira e ficou lindo o porcelanato bege ao lado do amadeirado!
    Se você deixar a parede do balcão mais alto que a pedra que vai atrás do balcão e no restante do L da cozinha, você consegue fazer tudo na mesma altura como na foto e a parede do balcão mais alto para colocar as banquetas!!
    Essa sapata parece ser em granito igual da bancada, acho que fica bem fixado e não entra nada de bichos, rsrs... já se for na madeira ou mdf igual material do armário corre o risco de na hora de lavar o piso ir molhando e estragar e dai dar sobras para entrar alguma coisa!
    Maravilhosa essas cozinhas de madeira, mas acho que a cor da segunda é mais discreta!
    Beijos!!!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Grazi... acho que não vou por soleira... e a pia vai na janela... nós já decidimos isso hoje.. tb acho que vou fazer o rodapé...
      obrigada pela ajuda Grazi!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Mi, que bom que a obra agora esta rápida, adorei a modificação da cozinha, não sei se prefiro com ou sem soleira, lá em casa não coloquei nenhuma interna, gostei bastante da disposição do móvel na cozinha, e quanto a bancada ser no mesmo nível ou mais alta também é minha dúvida essa semana farei post sobre isso no blog, aqui chamamos essa sapata de rodapé, e a maioria dos clientes optam por ele, mas tu tem que pedir para a marmoraria vedar bem com silicone para não ter esses problemas que tu fala, a pedra te recomendo escura para não ter problemas com manchas,espero ter ajudado.


    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lu... acho que fica melhor sem soleira pra não carregar muito né!... faz sim esse post pra gente te ajudar...
      muito obrigada viu!
      beijosss

      Excluir
  5. Gente, foi tanta pergunta que nem sei por onde começar ahahahaha... Olha, para esconder a lateral da geladeira não precisa fazer parede não, é só mandar o pessoal dos móveis planejados fazerem uma lateral de madeira, como dos armários, para tampar a lateral da geladeira, bem fácil. Esses ladrilhos da ceusa já é meio rústico, acho que deveria deixar os armários a maior parte em branco e só alguns detalhes com a cor de maderia que voce preferir. E a pia acho que o branco siena, bem... To falando isso porque adoro ambientes claros!!! rsrsrs... beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehe... nunca tive tanta dúvida na minha vida Mari!!!.. eu até pensei no branco, mas o ladrilho e revestimento sendo beges, acho que não combina tanto... eu gosto dessa pedra branco siena... é bem bonita!
      obrigada Mari!
      beijosss

      Excluir
  6. Oi Mi,
    Construções são cheias de dúvidas mesmo, mas acho que sua cozinha vai ficar legal!
    Minha dica sempre, é em vez de ter muitos armários, ter menos tranqueiras, um só jogo de jantar, um só de tudo. Torna tudo mais fácil!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa Nina, verdade né... menos armários, menos gastos e menos bagunça pra arrumar!
      ótima dica!
      beijosss

      Excluir
  7. Oi Mi
    Sua cozinha vai ficar legal,achei bem distribuido os móveis.
    o balcão mais alto fica bom.aqui em casa é assim.atras do bacão farei um armário e colocarei baquetas altas,assim é bom q quem estiver na sala de estar não terá total vista da minha pia e o que eu estiver fazendo na cozinha.
    boa sorte
    bjs!

    ResponderExcluir
  8. Voltei!!!
    Esqueci de falar sobre a parede pra esconder a geladeira.
    eu acho melhor fazer uma parede falsa pra esconder,do mesmo material do armario,assim sua cozinha ficará mais leve,sem aquela sensação de ambiente pesada.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zi.... nós já fizemos essa parede de 60cm, mas não só pra esconder a geladeira, mas tb a lateral dos armários que vão na parte de cima... acho que ficou legal!
      Obrigada pela ajuda flor!
      beijosss

      Excluir
  9. Oi Mi, calma querida, se vamos ajudar não sei, talvez confundir mais você, kkkkkk.
    Mas vamos lá.
    Faça um fechamento com madeira(MDF), na lateral da geladeira, não é necessário fazer parede, o acabamento fica mais fino.
    Na separação das salas coloque uma soleira que fica melhor, mas atenção use o mesmo tipo de pedra escolhida para as outras áreas da casa. e quanto ao balcão fica muito bonito o balcão alto com o outro baixo atrás assim como seu noivo quer, este baixo servirá de apoio ao alto, coloque a pedra até em baixo também que fica mais bonito.Em se falando de cores, eu particularmente prefiro as cozinhas claras, mas se fosse para optar escolheria a da segunda foto, me agrada mais. Bjss.

    ResponderExcluir
  10. Oi Mi, Bem eu gosto do porcelanato madeira encontrando diretamente com o porcelanato e não colocaria soleira.
    A sapata que aqui a gente chama de roda-pé eu faria com certeza!!! Aliás eu fiz e não consigo me imaginar em uma casa sem!!! Imagina ficar limpando debaixo de armário ninguém merece!!! E qdo vc lava a cozinha então água entra alí debaixo e não a Cristo que tire!!! Tô fora!!!
    Se vc optar por uma co mais forte nos armários da cozinha coloque uma pedra mais clara ou preferencialmente o silestone ou marmoglas, pq pedras claras mancham muito.
    Eu particularmente colocaria um preto São Gabriel (Absoluto não pelo amor de Deus aquilo risca d+++ o lá de casa eu arrependi) ou um Café Imperial que a Bianca colocou na casa dela eu achei que ficou lindo!!!
    Bjossssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu ainda acho que o balcão mais baixo ficaria bem melhor!!! rsrsrs......

      Excluir
    2. Áurea eu gostei muito da sua sugestão e tb acho mais bonito o balcão baixo... meu noivo gosta da pedra preta e vi a cozinha da Bianca e ficou o máximo! Vou fazer o rodapé sim embaixo...
      Muuuuuuuuito obrigada!
      Beijosss

      Excluir
  11. Olá Mi,vou opinar no balcão ,o meu será mais alto tbm,para que a água não espirre do outro lado,pois o meu é tbm pia,minha pedra é preta da uma olhadinha na minha cozinha pode te ajudar em alguma coisa...
    bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olha só! É pra ver que certas coisas a gente só pensa quando constrói mesmo! Isso tudo nunca passou pela minha cabeça haha! Mas vou tentar dar uns palpites. Quanto à calçada, acho realmente melhor optar por armários com pés ou então fechar toda a parte de baixo com tijolo e apoiar o armário sobre, que assim não tem os perigos que você falou.
    Bancada: prefiro em L, como você, do que a versão do seu marido.
    Cor dos armários: acho que é legal pensar que dá pra mudar a textura com adesivos. Hoje existem tantas versões práticas e de tudo que é estampa. Vale a pena procurar! Assim você pode optar por uma textura X e, se enjoar, usa adesivo pra mudar.
    Um beijão,
    Mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, muito obrigada pelas ideias!... realmente, a construção deixa a gente cheia de dúvidas que nunca pensamos em ter né!
      Obrigada pelo carinho!
      Beijosss

      Excluir
  13. Oi Mi,
    Eu colocaria a pia embaixo da janela (ao lado da porta). Assim, de repente, se vc quiser, vc pode fazer uma torre de fornos no lugar onde colocaria a pia ou até mesmo um armário alto.
    Amei as cores de madeira!!!!
    Bjaoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, nós já escolhemos essa opção de colocar a pia na janela... depois eu mostro o nosso projeto aqui no blog... depois de tantas dúvidas finalmente acho que escolhemos a cozinha perfeita!
      Beijosss
      Obrigada pela ajuda flor!

      Excluir
    2. Fico feliz em poder ajudar!! :D
      Quero ver tudo!!
      Bjãooo

      Excluir
  14. Oi Mi!!
    Primeiramente, muito obrigada pela visitinha. Adorei conhecer o seu blog, tão lindo e caprichado!

    Eu realmente não tenho conhecimento pra te ajudar nessas dúvidas de construção.
    Só posso dizer o que acho mais bonito (hehehe):
    O piso ser rejuntado sem a soleira de divisão (entre a cozinha e sala);
    O balcão desnivelado não tira a beleza. Pelo contrário... pode ficar beem bonito!
    Quanto à cor do armário, amei a cor da primeira opção que vc deu. Estava terminando de ler seu post só pra ter certeza de que não passou pela sua cabeça usar branco. Pq branco super NÃO RECOMENDO. Encarde. Não tem jeito.

    Ahh... e quanto à cor da pedra, eu prefiro a escura, mas é uma questão de gosto.

    Beijoos
    To te seguindo! :D

    ResponderExcluir
  15. Oii vc pode me mandar fotos de como ficou sua cozinha??? Obrigada 😘

    ResponderExcluir
  16. Sabemos que de arquiteto, médico e louco todos nós temos um pouco, mas é bem arriscado investir tempo e dinheiro sem consultar um arquiteto(a) de verdade. Espero de coração que tenha dado certo sua obra, pois vejo muitas pessoas que resolvem ouvir pedreiros e opiniões de amigos(com bom gosto) que no final alguma coisa, um pequeno detalhe, acaba dando errado, pois falta o conhecimento técnico. Boa sorte e fique na paz.

    ResponderExcluir
  17. Amei os exemplos de gabinete de cozinha, vou tentar encontrá-los, muito lindos mesmo!

    ResponderExcluir

Esse Post foi feito com muito carinho. Se você gostou, deixe um comentário!

"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você."(Mario Quintana)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...