Uma casa adorável, construída com amor e cumplicidade... um lar repleto de sonhos, carinho e afeto!

domingo, 1 de novembro de 2015

Diário da Gravidez: os primeiros meses!



Olá pessoal!... tudo bem com vocês?
Hoje eu vim falar um pouco sobre o começo da gravidez, sintomas que tive e como está sendo ultimamente. Acho bacana fazer um diário para que futuramente eu possa ler todos esses registros... aliás, estou na metade da gravidez e já me preocupo com a possibilidade de esquecer os melhores detalhes... está sendo tão especial que eu quero guardar para sempre essas sensações que estou experimentando!

Hoje completo 24 semanas, ou seja, 6 meses já se passaram. Vou relembrar então como foram as primeiras semanas... até a quinta semana eu não sentia nada... nem acreditava que estava grávida!... mas foi só entrar na sexta semana que tudo começou a mudar... os seios foram inchando e ficando doloridos. Um sono incontrolável tomou conta de mim... nunca senti tanto sono na vida! Parecia que meu estômago tinha um buraco, e eu sentia fome toda hora! E na sexta semana, finalmente fui saber o que é um enjoo. Me considero uma mulher de sorte, pois sempre quis saber como eram os tais enjoos, mas graças a Deus eles só duraram duas semanas!... que coisa mais terrível gente!... se tivesse  que passar meses sentindo aquilo, eu estaria perdida! Além do enjoo, tive muita dificuldade com a digestão... nada caía bem! Com 7 semanas, eu fiz a primeira ultra. Só deu pra ver uma bolinha, mas aquele coração pulsando... gente... foi o céu pra mim! O som mais lindo que já ouvi na minha vida! Só então eu e meu marido acreditamos que eu realmente estava grávida! Tinha um pontinho dentro de mim!




Mas foi só completar o primeiro trimestre que tudo foi embora e como se fosse um relógio, meu corpo voltou a funcionar normalmente. Com 13 semanas a disposição foi voltando e o sono ficou menos presente. A fome louca passou. A digestão ficou melhor, tirando apenas alguns episódios de azia. Os seios continuaram doendo e para meu desespero, foram ficando cada vez maiores e a cor mudou. Mas tudo bem... faz parte! Comecei a ir mais ao banheiro. Tem noites que chego a ir 3 vezes!!!
Com 12 semanas, quase 13, eu fiz o ultrassom de translucência nucal. Esse exame é muito importante para detectar a possibilidade do bebê ter síndrome de Down ou outros problemas, através da medida do líquido na nuca e a presença do osso nasal. Estava tudo bem e ficamos muito aliviados, mas foi muito mágico ver a forma do bebê!... a cabeça, as perninhas, os bracinhos... era um bebê formadinho!!!


Até aí ninguém acreditava que eu estava grávida, pois a barriga só foi começar a despontar com 20 semanas. No quarto mês eu comecei a ter dores nas costas, mas já imaginava que teria isso, pois sempre tive crises com o nervo ciático e agora estão cada vez piores. Até deitada eu sinto dor. Se andar muito então... as fisgadas na lombar começam. Outra coisa que vem piorando é a azia, ocasionada pelo refluxo... mais um problema que eu já tinha antes da gravidez... só que antes eu podia tratar com medicamentos, agora não! É incrível como de uma hora para a outra seu corpo vai mudando... a cada semana sinto meu corpo mais lento... mais difícil de andar, de sentar, de dormir! Quando estou deitada, sinto cada veia do meu corpo pulsando... reflexo do aumento de sangue causado pela gravidez, afinal, chegamos ao fim da gravidez com 1,5 litros de sangue a mais, o que é assustador! Aliás, os inchaços são causados por esse excesso de sangue, mas até agora eu não tive nada de inchaço!!!... ebaaaaa!.... Outro sintoma estranho, são as câimbras do útero. Como os ligamentos do útero se expandem, porque ele cresce com o bebê, eu sinto como se ele fosse explodir!

Com 16 semanas eu fiz o ultra para confirmar o sexo do bebê... esse dia foi muito legal, porque ele se mexeu muito na ultrassom... foi lindo ver ele dando chutes e virando de um lado para o outro!



Mas sem dúvida, o quinto mês foi o que mais me trouxe alegria! Com 18 semanas a barriga começou a tomar uma forma mais pontuda, parecendo de grávida mesmo. E nessa semana eu comecei a sentir as primeiras tremidinhas dentro da barriga! Estava muuuuuuito ansiosa por esse momento, de sentir os movimentos do bebê e fiquei até em dúvida se era ele mesmo. Era uma sensação como se tivesse um peixinho nadando dentro de mim. Mas percebi que era sempre no mesmo lugar, no pé da barriga, aí tiver certeza. Com 19 semanas foi ficando mais forte e com 20 semanas eu senti com a mão na barriga. Nessa semana o meu marido também sentiu pela primeira vez. Foi muito lindo! No quinto mês a disposição aumentou mais um pouco e a vontade de arrumar tudo foi ficando maior. Aí comecei a planejar tudo, fazer listas de enxoval, enfim, vontade de arrumar o ninho! Por falar em listas, estou tendo que anotar tudo, pois o famoso "baby brain" está me deixando super esquecida, como nunca fui antes!... o que eu estava falando mesmo???... hahahahahaha... brincadeira!

Até agora eu ganhei 4 quilos, o que considero ótimo, pois já estou de 6 meses, mas confesso que estou seguindo uma dieta muito equilibrada, que a nutricionista me passou, pois não quero ganhar muito peso e me preocupo com o diabetes gestacional, pois tenho caso de diabetes na família. Acho que gravidez não é o momento para se permitir comer porcarias, se dar uma folga. Pelo contrário... acho que esse é o momento de se cuidar mais, de comer melhor, afinal de contas, você não está fazendo isso por você e sim pelo bebê!... e o que são 9 meses de dieta comparado a uma vida inteira de alegrias que esse bebê lindo e gostoso vai te proporcionar!... Além da dieta, faço 30 minutos de exercícios todos os dias. Tudo indicado pela minha média, é claro!

Com 22 semanas eu fiz a ultrassom morfológica e está tudo certinho com o bebê! Ele já pesava meio quilo, e media 30 cm!!!... quanto orgulho gente! Nesse exame deu pra ver os dedinhos e cada ossinho do corpo dele!... foi incrível! 

Olha a coluna dele!!!


Na semana 23 eu fiz uma viagem até Maringá pra comprar umas coisas do enxoval, mas depois falo mais sobre isso aqui. 

Enfim, gente. Esse diário já ficou enorme!... semana que vem eu posto como foi a semana 24. E deixo vocês com a foto da barriga de 23 semanas!


Todo mundo diz que está pequena para 6 meses, mas eu acho enorme, afinal, eu vejo o quanto ela cresce a cada dia!

Meu baby boy está crescendo, gente!!!

Beijosss.


9 comentários:

  1. Que linda Mi, nossa que emoção este diário da mamãe e do Baby!
    Que Deus continue te abençoando muito.

    ResponderExcluir
  2. Tá uma gravidinha linda Mi!Parabéns.............

    ResponderExcluir
  3. Que emoção e lindo Mi!
    esse tb é meu projeto para 2016, espero que Deus me ilumine também.
    Vai contando tudo que vou super acompanhar!

    bjos e felicidades a famialia

    ResponderExcluir
  4. Que delicia de diario Mi, muito emocionante!
    Eu nao aproveitei esse momento como deveria pois era muito jovem (jovem demais inclusive, nao tinha nem 20), penso que deve ser uma delicia engravidar com um pouquinho mais de idade, experiencia e responsabilidade.
    Porem, tb sei como eu sou e estou hj e entendo que Deus faz as coisas na hora certa, nao teria o pique necessario para passar por essa fase agora e estou muito feliz com meus dois baby boys ja do meu tamanho :)
    Um lindo e saudavel fim de gravidez pra vc, que seu bebe nasca com muita saude!
    Beijos
    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Mi adorei conhecer esse blog lindo e estou seguindo!
    Cada postagem linda,gostosa de ler,tudo feito com muito carinho, e delicadeza :)
    Parabèns pela familia linda, muita saùde e alegrias pra esse anjinho *--*
    Quando quiser, sinta-se convidada a conhecer meu cantinho tmb, !?
    Big bj ;*
    http://simplesedocebyleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Michele,

    Muito bom vc montar um diário da gravidez! Eu tenho muitas saudades de quando estava grávida, me sentia super bem. Não tive enjôo, azia, nada... só esse sono incontrolável nas primeiras semanas. Lembro de estar em um restaurante e tudo o que eu queri fazer era deitar em cima do prato de comida e dormir.
    Felizmente não tive absolutamente nada para reclamar. Fiz minhas aulas de ballet clássico normalmente até o dia do parto, só eliminando os grandes saltos no último trimestre por causa do desconforto. Engordei 6,5kg que já tinham ido embora quando tirei os pontos da cesárea.
    Peso não foi problema, mas tive que me esforçar bastante para tonificar os músculos do abdômen de novo. Estrias, não tive nenhuma. Eu adorava passar cremes, não sei se isso ajudou. Minha médica dizia que era um momento "mamãe e bebê", mas que o importante era hidratar de dentro para fora.
    Esse último trimestre passa rápido... aproveite, daqui a pouco seu bebê já está aqui!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mi querida!
    Que delícia de relato amiga! E que emoção ver o baby dentro da barriga. Lembro quando começamos nossas casas e blogs juntas e agora você já encomendou o herdeiro... bom, a idade vai avançando e nosso organismo tem limites, por isso preciso encomendar o meu também depois de 8 anos de casada, kkk... a família sempre cobra desde o início do casamento, rsrs... se fosse por eles já tinha 8 filhos, kkk... mas sempre pensei em engravidar com 32 anos e ter 2 filhos até os 36 anos... vamos ver, que seja feita a vontade de Deus! Desejo muita saúde e alegrias para vocês dois!!!
    Está linda de gravidinha...
    Espero sua visita lá no meu blog para tomar um cafezinho com biscoitos comigo, rsrs
    Fica com Deus... Beijão

    construindominhacasaclean.com

    ResponderExcluir
  8. Michele, estou aqui chorando!!Me emocionei muito com todos os detalhes que você descreveu.
    Rezo todos os dias para a minha hora chegar.
    Vai mostrando tudo, já estou imaginando que o quartinho vai ficar lindo com toda a sua criatividade.
    Você esta mais linda, tudo de ótimo para vocês!!

    ResponderExcluir
  9. Ah que lindo, super especial mesmo esses momentos é super importante registrar tudo né...

    Eu faço guirlandas e lembrancinhas em feltro para babys, se tiver interesse me manda um email (casaroubike@gmail.com) que te envio fotos e orçamento.

    Beijocas!

    http://www.casaroucomprarumabicicleta.com.br/

    ResponderExcluir

Esse Post foi feito com muito carinho. Se você gostou, deixe um comentário!

"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você."(Mario Quintana)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...